sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Hattie McDaniel, atriz (1895 - 1952)



Antes de Sidney Poitier, bem antes de Denzel Washington, Morgan Freeman, Hale Berry, Jamie Foxx e Forest Whitaker, houve Hattie McDaniel.

Hattie nasceu em Wichita, estado do Kansas, EUA, filha de pastor batista e cantora gospel, neta de escravos. Ganhava a vida fazendo serviços como doméstica. Uma pessoa assim estaria condenada ao fracasso? Não! Ela foi correu atrás dos sonhos e realizou as seguintes façanhas:

Tornou-se cantora e atriz, atuando em cerca de 300 títulos. No entanto, apenas 80 tiveram sua participação creditada.

- Foi a única afro-americana a participar do evento Women's Christian Temperance Movement (em 1910), onde veio a ganhar uma medalha de ouro por recitar um poema que ela mesma escrevera, intitulado "Convict Joe".
- Conquistou o Oscar de atriz coadjuvante em "E O Vento Levou", em 1940.
- Tornou a primeira grande estrela Afro-Americana do rádio.
- Tem duas estrelas na Calçada da Fama, em Hollywood. Uma por sua contribuição ao rádio e outra por sua atuação no cinema.
- Teve seu rosto estampado em um selo comemorativo (39 centavos, 29th edição dos Black Heritage Series pelo United States Postal Service).

Se o preconceito nos anos 1960 não era brincadeira, pior ainda na década de 1940. Ela enfrentou a tudo e a todos. Merece todas as honras e homenagens.





Por

Cineasta, roteirista, cronista, ilustrador, educador, nascido na Vila Santa Isabel, Zona Leste de São Paulo.

0 comentários:

Postar um comentário

 

© 2013 Rogério de Moura