terça-feira, 26 de junho de 2012

Milton Santos (1926-2001)

Milton Santos
Em 24 de junho (dois dias atrás), completamos onze anos sem a presença do professor doutor Milton Santos para trazer um pouco de luz a um mundo cada vez mais mergulhado na ignorância e intolerância. 

Milton de Almeida Santos (maio, 1926 – junho de 2001), natural de Brotas de Macaúbas (BA). Geógrafo, livre pensador, formado em Direito pela Universidade Federal da Bahia. 

Foi preso em 1964, durante a ditadura militar. Exilado, passou o período entre 1964 a 1977 ensinando na França, Estados Unidos, Canadá, Peru, Venezuela, Tanzânia. Doutor honoris causa em vários países, ganhador do prêmio Vautrin Lud, em 1994. Escreveu livros que ecoaram no universo dos geógrafos no Brasil e pelo mundo, como "O Povoamento da Bahia", "O Futuro da Geografia", "Zona do Cacau" entre muitos outros.

Fico pensando sobre o que o mestre Milton diria a respeito dos tempos de hoje. Uma época onde, apesar das novas tecnologias, principalmente a internet, diante das quais a humanidade tem acesso ao conhecimento, cada vez menos se pensa, cada vez menos se preza pela educação e cultura, e a intolerância cresce cada vez mais.




Por

Cineasta, roteirista, cronista, ilustrador, educador, nascido na Vila Santa Isabel, Zona Leste de São Paulo.

1 comentários:

  1. kkkkkk... "livre pensador"(?!) o cara, tava pra lá de marxista!!! Oh, desculpe!... Isso é coisa de branco.

    ResponderExcluir

 

© 2013 Rogério de Moura