quarta-feira, 12 de março de 2014

Basquiat, artista plástico (1960-1988)

Negros Geniais, negros criativos, artistas plásticos, Basquiat, pintura, artes plásticas

Jean-Michel Basquiat nasceu em 1960, filho de Gerard, um Haitiano, e Matilde, porto-riquenha.

Artista plástico, dono de uma obra influenciada pela arte que se fazia nas ruas da cidade norte-americana de Nova York,, cheias de cor, fúria, rebeldia.

Aos 17 anos, Basquiat, com o amigo Al Diaz, faziam grafite nos prédios abandonados de Manhattan. Ambos assinavam "SAMO" ("SAMO shit", ou seja, "same old shit", traduzindo: "sempre a mesma merda").

No ano seguinte, antes de se formar, Basquiat abandonou escola e saiu de casa. Passou a viver como nômade, na casa de amigos, sobrevivendo com a venda de camisetas e postais de Nova York. Ganhou status de celebridade no cenário artístico da Big Apple por suas aparições regulares em um programa de televisão.

Sua fama aumentou quando, em 1980, participou da exposição "The Times Square Show". Sua carreira tornou-se conhecida internacionalmente. Com o sucesso, foram realizadas diversas exposições internacionais nas principais capitais européias. Na época, namorou uma então desconhecida cantora, Madonna e tornou-se amigo e colaborador do artista plástico Andy Warhol.

Basquiat morreu a uma overdose de "speedball", uma combinação de cocaína e heroína, em 1988.


Há dois filmes sobre Baquiat, o documentário "Downtown 81 - New York Beat Movie" (1981) e Basquiat (1988), filme dirigido por Julian Schnabel, com elenco, Jeffrey Wright, Michael Wincott e Benício Del Toro.

Por

Cineasta, roteirista, cronista, ilustrador, educador, nascido na Vila Santa Isabel, Zona Leste de São Paulo.

0 comentários:

Postar um comentário

 

© 2013 Rogério de Moura